HEROIS EM AÇÃO 02


O conceito da segunda equipe do Esquadrão Atari foi criado pelas geniais mentes da dupla Gerry Conway e García-López, que desenhou os 12 primeiros números da série, em 1984. A equipe era a segunda encarnação de um time de aventureiros e exploradores dimensionais, inicialmente criados em uma iniciativa da DC com a produtora de videogames Atari. Liderado pelo líder do primeiro esquadrão, Martin Champion, o grupo contava com vários tipos alienígenas diferentes, que, juntos, lutavam contra o Destruidor Negro. A série é considerada uma obra-prima de ficção científica, tanto por seus plots profundamente inspirados pelos conceitos do gênero quanto pela arte esplendorosa de García-López. O artista criou visuais exóticos para várias espécies alienígenas, além de imaginar cenários e arquiteturas cósmicas ricas em detalhes. A série foi publicada pela Abril, dentro das revistas Heróis em Ação e Superamigos. Infelizmente, questões de direitos autorais com a Atari fizeram que com essa série não fosse republicada, razão pela qual poucos leitores da nova geração conhecem essa obra-prima da ficção-científica.


A Composição da capa era inovadora, com um dinamismo e o perfeito domínio da anatomia. A Formação do grupo é apresentada de forma avassaladora mostrando seus componentes em ação de um jeito simplesmente espetacular nos desenhos de Jose Garcia Lopez.  Esses são os elementos que fariam dele um dos desenhistas mais requisitados para capas. 


A primeira história mostrava personagens bastante originais: os mercenários DART e BLACKJACK, o gigante BEBÊ, que é seqüestrado de seus planeta natal, a telepata MORFÉA, vinda de uma civilização em que as crianças são criadas sem identidade (e sempre se refere a si mesmo como “este ser”), o ladrão PACO Rato, o rapaz TORMENTA, que tem a capacidade de se teleportar e seu pai, MARTIN CHAMPION, um homem obcecado com a ideia de que o universo está sendo ameaçado por uma força poderosíssima chamada DESTRUIDOR NEGRO. Embora a primeira história fosse essencialmente uma apresentação de personagens, ela já apresentava algumas das mais interessantes características da série: a ação vertiginosa e o suspense muito bem trabalhado. A estrela dos primeiros números é Dart, que junto com seu namorado Blackjack vão cobrar uma dívida e são atacados por um exército, mas conseguem escapar. A sequência inicial mostrava os dois lutando contra os soldados do general Ki numa página dupla que é um dos momentos mais clássicos dos quadrinhos da era de bronze. Dart e Blackjack estão no quadro maior, que é invadido por uma mão vinda de fora do quadro, apontando uma arma para Dart. Na sequência lateral, a heroína nocauteia o dono da mão.




No Brasil, Esquadrão Atari era uma das principais atrações de revistas como Herois em Ação. 

Clique aqui e veja o vídeo dessa edição

Heróis em Ação n° 2
Publicado em: agosto de 1984
Editora: Abril 
Licenciador: DC Comics
Categoria: Revista Periódica
Gênero: Super-heróis
Status: Título encerrado Número de páginas: 84
Formato: Formatinho (13,5 x 19 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: Cr$ 850,00
Crédito da capa e editor 
Arte: José Luis García-López 


ESQUADRÃO ATARI
SENHOR DESTINO
O MONSTRO DO PÂNTANO

LANTERNA VERDE E ARQUEIRO VERDE



Comentários

Postar um comentário